Visitômetro

9 de março de 2012

Cosmetour em Buenos Aires


Este carnaval estive pela quarta vez em Buenos Aires. Diferentemente das visitas anteriores (2004, 2005 e 2006, quando fui principalmente para dançar tango), desta vez incluí no meu roteiro de viagem comprinhas de maquiagem. Tirei a sorte grande quando encontrei este guia mais do que completo que a Tati do Beautylidade Pública fez. Baseado nele e na minha lista de desejos, selecionei o que gostaria de conhecer (e comprar!). Se você curte cosméticos e tem planos de conhecer Buenos Aires, recomendo que leia o artigo da Tati que, apesar de ter sido escrito em 2011, continua válido como “beautylidade pública”.

Meu roteiro cosmeturístico ficou restrito a produtos de maquiagem (o guia da Tati é bem mais completo, mais uma razão pela qual vale a pena ser lido). Optei por um resumo mais direto por local de compra e o que se pode comprar em cada um deles:


Farmácias

Em relação às daqui de Salvador, as farmácias de Buenos Aires são verdadeiras perfumarias, com destaque para as da rede Farmacity, que tem várias lojas espalhadas pela cidade. A variedade de marcas é grande e os preço são bons, fora o que rola em promoções (tipo pague 1 e leve 2). De maquiagem você encontra boa variedade de produtos da L'Oreal, Maybeline, Revlon, Rimmel London, Emolan (marca argentina) e Extreme (marca da própria Farmacity), além de produtos Neutrogena, Olay, Vichy, Le Roc, La Roche-Posay. Ah, e também Chapstick (não vi Carmex). 


Perfumarias

Eu diria que existem dois tipos de perfumarias em BsAs: as de grife, como a Rouge, a Juleriaque e a Le Parfumerie, onde você encontra marcas internacionais como Lancome, Dior, Givenchy e congêneres (a preço melhores que os brasileiros, porém bem mais caros que os do Dutty Free) e  as perfumarias mais “populares”,  como a Pigmento, que também tem várias filiais pela cidade e, além das marcas encontradas nas farmácias, vende também algumas marcas argentinas mais populares, como Dorothy Gray, Artez Westerley e Dinorha.


Marcas de Maquiadoras Argentinas

Existem duas linhas de maquiagem profissional muito bacanas: a Regina Cosmetics, de Regina Kuligovski  e a Mabby Pro Make-up, de Mabby Autino, ambas maquiadoras renomadas. As duas mantém, além de uma linha própria e completa de maquiagem, suas escolas e prestação de serviços.

As poucas opiniões que encontrei sobre os produtos destas duas marcas eram sobre a qualidade e variedade das sombras,  tanto as da Mabby quanto as da Regina, mas tem muitas outras coisas interessantes. Os produtos são de excelente qualidade, mas os preços são como os da M.A.C. no Dutty Free (cerca de R$ 30 cada sombra unitária). A Mabby do shopping Alto Palermo estava dando 10% de desconto de tax free, já na Regina não teve desconto.


Marcas Internacionais

Eu nunca fui muito ligada em lojas de grife, por isso fiquei chocada quando percebi só agora, na minha quarta visita a Buenos Aires, que lá você encontra tudo quanto é marca, geralmente em pequenos stands em tudo quanto é shopping: Chanel, Dior, Lancome, Estée Lauder, Clinique, etc.… Mas meu interesse estava em três lojas específicas: Mac Pro, Bobbi Brown e Inglot.

Única na América do Sul, a loja da M.A.C. Pro fica nas famosas Galerias Pacífico, quase no final Calle Florida, no centro da cidade. Aliás, como diz a Tati, ela “dá de cara para a Florida e tem entrada pela rua, não tem como não ver”. Os preços da MAC argentina são um pouco mais baixos do que os daqui, (por exemplo, o batom estava custando R$ 58), por isso concordo plenamente com a Tati: vale apenas comprar os produtos Pro, aqueles que não serão encontrados no Brasil e nem no dutty free ou coleções limitadas que eventualmente não vieram para o Brasil. Sinto informar que o Pablo, vendedor indicado pela Tati não trabalha mais lá. Em compensação conheci o Bruno, que além de prestativo é BRASILEIRO!

Já a Bobbi Brown, além da loja nas Galerías Pacífico (vizinha à da M.A.C. Pro pelo lado de dentro), tem outra no Unicenter. Além dos preços desanimadores, nenhum produto me interessou, nem mesmo o famoso Corretor (vejam a resenha que a Magda, do Make Feita, fez recentemente aqui). Mas valeu conhecer de perto, já que (ainda) não temos aqui no Brasil.

Fico muito orgulhosa em ter contribuído com a informação sobre a loja da Inglot para o guia da Tati. Cada resenha que eu lia sobre as sombras da polonesa Inglot aumentava minha vontade de adquirir nem que fosse uma modesta paletinha pelo sistema freedom. Inaugurada em novembro de 2011, é a primeira  (e até então única) loja da marca na América do Sul. Fica localizada no Unicenter, o maior shopping de BsAs, que na verdade fica fora da cidade, mais precisamente no Quinto dos Infernos! “Chatinho de chegar” é otimismo. Por isso, se for ao Unicenter reserve um dia inteiro, das 10h as 22h e, se possível evite os fins de semana e feriados quando, literalmente “todos están en Unicenter”.


Dutty Free

Passei por quatro dutty free (DF): um em Guarulhos, dois em Ezeiza e um no Galeão. Pelo que me informaram todos são administrados pela mesma empresa, mas nem por isso tem os mesmo preços e produtos (Bourjois, por exemplo, só tinha nos do Brasil). Em geral, os preços em Ezeiza estavam melhores, e a variedade também. Em compensação, no Brasil você pode parcelar no cartão de crédito nas compras a partir de UD$ 100 e creditar em reais (ou seja, se livra do IOF). Então, optei em comprar uma parte em Guarulhos e outra em Ezeiza.

Meu foco nos DF era M.A.C.! O contêiner da M.A.C. em Guarulhos estava até bem servido, porém não tinha nenhum dos batons que eu queria. Já os de Ezeiza, principalmente o da volta, é imenso e estava maravilhoso! Fiquei tão abestalhada que larguei a mala de bordo com TODAS as minhas compras e só me dei conta uns 20 minutos depois. Quase tive um ataque histérico (roubaram minha mala, roubaram minha mala), mas graças ao senhor eles tem uma espécie de vigilância, pois parece ser comum acontecer das pessoas largarem seus pertences no meio do DF. Já no do Galeão parecia que tinha passado um furacão: as prateleiras todas reviradas, muitas coisas pelo chão, mostradores depenados, um horror! 

O resultado do meu cosmetour portenho você pode conferir abaixo.
 DSC06751 DSC06757

Resumo da Ópera: muitas coisinhas para experimentar, resenhar e comparar. Abaixo fotos da minhas modestas comprinhas.

Espero que este mini guia seja útil. Abraços,


Evie

OBS: Espero que tenham gostado da Sara Lee, minha canetinha de vaca louca argentina.

9 comentários:

  1. Ai, Evie, que meleca saber que o Pablo não trabalha mais na MAC. Ele era (e ainda, né) LINDO! rs
    Por outro lado, já anotei o Bruno aqui para as minhas próximas visitas.

    Queria saber um pouco mais do como foram as coisas na Mabby e na Inglot. Ainda não conheço nenhuma das duas pessoalmente. Contatudoooo!!!

    Gente, tô babando nas suas comprinhas ótimas (no melhor dos sentidos)! Fiquei curiosa. O que vc trouxe?
    Já vou ficar de olho nas resenhas!

    AMEI o post e vou linkar lá no meu post como UPDATE, tá?!

    beijocasss,
    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, que bom que vc gostou do meu mini guia. Pois é, o Pablo parece que foi trabalhar em outra loja da M.A.C., mas o Bruno é bem atencioso.

      Na foto tem tudo que eu comprei arrumado juntinho pra acaber na foto. Em breve a resenha da Paleta da Inglot e a aventura que foi chegar no Quinto dos Infernos conhecido como Unicenter! Apareça sempre, bjs.

      Excluir
  2. Puxa, já fiquei curiosa com essa novidade da Inglot em Buenos Aires, pois essa ainda não conheço pessoalmente... vou pra lá no final do mês, vc achou que valeu a pena ir no Unicenter com esta missão?
    beijo,
    Lise

    ResponderExcluir
  3. Contarei todos os detalhes da caçada à Inglot no Unicenter com direito a resenha da minha paletinha ainda esta semana aqui no blog. Fique de olho!

    ResponderExcluir
  4. Menina do céu, Evie querida - preciso guardar esse teu post para qdo eu for viajar. Está uma tentação!!!

    Sobre o seu pedido - tentarei fazer a foto, sim? Tenho um pouquinho de vergonha !! :o
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Obrigada e espero que lhe seja útil, mas não deixa de ler o Guia da Tati porque tem outras coisas que pode lhe interessar. Bjs

    ResponderExcluir
  6. OI! Acabei de voltar de Buenos e achei o PABLO! ele agora é da INGLOT, mas não vendedor, creio que é o gerente, pois quando pedi pra fazer fotos pro meu blog (www.modanaesquina.com.br) a menina chamou ele pra falar comigo.. aí conversa vai, conversa vem.. descobri que era o mesmo Pablo da MAC! Babado! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sinal que esse Pablo deve ser muito bom profissional. E aí, como foi sua aventura no Unicenter?

      Assim que postar as fotos de BsAs e das comprinhas me avisa tá?

      Um abraço,

      Evie

      Excluir
  7. olá, amei essa vaquinha, vc trouxe de Buenos? Onde comprou?
    agradeço.

    ResponderExcluir