Visitômetro

13 de agosto de 2012

Base Líquida Natura Una – a despedida

 DSC00792
Base é um produto que raramente uso no meu dia a dia, porque com o eterno calor e umidade daqui de Salvador, quanto menos coisa na cara melhor. Então, costume deixar a dupla primer-base para noites especiais. No dia a dia é hidratante com protetor solar e um pouco de pó matizante.
Comprei a Base Líquida da Natura Una quando do seu lançamento em meados de 2010 e desde então ela tem sido a minha única base. Como ela perdeu a validade no mês passado e eu já andava namorando as da Mary Kay (veja resenhas aqui e aqui) resolvi fazer esta resenha de despedida.
Segundo o fabricante, a Base Líquida da Una “tem alta cobertura, efeito natural, hidratação imediata, fórmula livre de óleo e com FPS 15”.  Além disso ela “deixa sua pele uniforme e com a sensação de estar sem maquiagem. Uma fórmula inovadora e de alta tecnologia, com difusores ópticos e pigmentos tratados, que proporciona acabamento aveludado e uma aparência natural. Sua proteção contra raios UVA e UVB e o exclusivo ativo Elastinol + R melhoram a firmeza e a elasticidade da pele. Acabamento aveludado e uma aparência natural e melhoram a firmeza e a elasticidade da pele. Ideal para todos os tipos de pele”.
São oito opções de cores em embalagem de vidro com aplicador tipo “pump”. Na época eu tinha o mostruário da Diversa e as cores das bases eram as mesmas. Eu escolhi a cor Bege Castanho testando na palma da mão, o que hoje sei que não é o ideal, e ela fica um pouco mais escura do que o ideal. Mesmo assim, gosto do efeito (pior seria ficar mais pálida).
    DSC00799 DSC00797(1)
Ela é um líquido consistente, que não escorre mas que espalha com facilidade, seca rápido na medida, sem risco de deixar a pele manchada. Considero uma boa cobertura, que pode variar de média a alta, a depender de como é construída. Eu (acho) que aplico apenas uma camada e fica bastante uniforme, inclusive camuflando bem pequenas manchas e olheiras leves (veja nas fotos abaixo como ela cobre a cicatriz que tenho no dorso da mão). A minha já está com um cheiro levemente rançoso, mas quando nova tem cheiro normal de matéria-prima.
DSC00807Sem base
DSC00803Com base na luz natural indireta
DSC00804Com base sob a luz direta do sol
Eu já apliquei com os dedos, com esponja de látex, com pincel sintético língua de gato (o pincel padrão de aplicar base) e desde que adquiri o Flat Top Kabuki (F80) da Sigma nunca mais quis saber de outra coisa para aplicar base! Atualmente uso a técnica de pontilhamento seguida de polimento (que a Renata do excelente blog Conversa de Beleza mostrou aqui) usando o mesmo pincel. Vamos então as fotos horrível de cara lavada, 1h depois de acordar.
   DSC00808 DSC00812 DSC00812(1)
Pele oleosa, poros dilatados, marcas de acne, manchas de sol, olhos um pouco inchados (minhas olheiras em geral são assim, mais inchaço do que pigmentação), pés de galinhas e um bigode chinês indecente, além de muitos pelinhos no rosto inteiro. Tá bom ou quer mais? Abaixo, a base aplicada diretamente sobre a pele lavada (sem hidratante ou primer) com o F80 da Sigma.
 DSC00833 DSC00819 DSC00819(1)DSC00837
Ela uniformiza bem a minha pele e, ao mesmo tempo que matifica, mantem uma certa luminosidade. Eu gosto muito deste efeito. A duração me satisfaz: ela se mantem digna pelas poucas horas que eu costumo usá-la, então não posso opinar muito no aspecto durabilidade.
Agora que já falei dos prós, vamos aos contras: essa base é um pesadelo para levar na viagem! Da primeira vez que levei para passear ela fez uma melança na minha nécessaire, mesmo estando tampada. Ela vasou pelas frestas da embalagem e eu devo ter perdido pelo menos uns 10mL. Deste dia em diante passei a lacrá-la com fita adesiva transparente bem larga toda vez que a levava em viagens.
 DSC00793
O segundo contra é que ela transfere bastante e sempre, não chega a secar em nenhum momento. Fiz o teste no papel e no celular uns 30 minutos depois de aplicá-la (lembrando que também não utilizei nenhum tipo de pó)
 DSC00842 DSC00844 DSC00845 
O terceiro contra é a embalagem ser de vidro e, apesar de ser bem resistente, oferecer maior risco de quebra. Enfim, o quarto e último contra é o precinho salgado de R$ 64,70.
Com esta resenha me despeço da Base Líquida da Natura Una e parto para a minha nova fase de bases da Mary Kay.
Um abraço,
Evie

4 comentários:

  1. Evie, nunca usei nenhuma da Natura, mas confesso que tô chocada com o nível de transferência da base.
    o.O

    loucura! nunca tinha visto!
    ótima resenha, como sempre!

    beijocasss

    ResponderExcluir
  2. Realmente é isso que acontece! Uso essa base à muitos anos e essa minha última foi de 2010 ;p e olha que eu USO, heim! Sempre que uso ele coitadinho do meu celular, fica todo cheio de base. detalhe quando eu uso essa base eu não uso pó ^- pois ela demora MUITO pra 'secar' mesmo assim ela nunca seca totalmente,né. F.a.t.o! Bjo
    By. Méry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Méry, ela transfere muito, nem pó facial salva!

      Obrigada por comentar,

      Evie

      Excluir
  3. Olá adorei sua resenha... Mary kay adoro já conhece a base revlon é otima 24hrs nao transfere nada top. Visite minha pagina obgada

    ResponderExcluir