Visitômetro

27 de dezembro de 2012

Iluminadores Natura Una

 DSC03945

Então é assim: o mundo não acabou e mais um ano está chegando ao fim! Acho que nada combina melhor com esta época de fim de ano do que luzes, e coincidentemente eu ando numa fase “iluminador”. Este produtinho, embora não seja considerado essencial numa maquiagem, faz toda a diferença e, depois que você começa a usar, não imagina mais uma maquiagem sem ele (ao menos este tem sido o meu caso).

Assim como o blush e o bronzer, o iluminador tem função de dar volume ao rosto, projetando para frente as partes onde ele for aplicado. Hoje mostro aqui os meus dois iluminadores da Natura Una: o Iluminador para Olhos e Rosto e o Pó Iluminador Ouro 1. Como as embalagens são um ponto em comum dos dois produtos, vale ressaltar que elas são lindas, em plástico preto com detalhes dourados, pesadinhas, resistentes, com ótima vedação e um espelhinho de boa qualidade na parte interna da tampa.

DSC03942

Iluminador para Olhos e Rosto

O Iluminador para Olhos e Rosto foi lançado no ciclo 14 de 2011 (setembro de 2011) como parte da coleção Tons de Verão, mas eu só o cobicei depois ler esta resenha da Bruna do Pausa para Feminices. Ele foi o meu primeiro (e durante muito tempo único) iluminador. Este produto já existia na linha Diversa para voltar nessa embalagem luxo da linha Una, também com proposta refilável. Quando eu despertei para sua existência ele estava para sair de linha (que coisa hein, Natura?).

“Natura Una traz inovação e versatilidade no Iluminador Olhos e Rosto, um produto que possui 3 cores que podem ser usadas individualmente ou misturadas para obter a tonalidade desejada. Possui uma textura suave que proporciona aplicação confortável, acabamento aveludado e um efeito bronzeado natural e iluminado. Ideal para todos os tipos de pele”.

 DSC03946 DSC03951 DSC03953

Como vocês podem ver a embalagem foi projetada para ter refil, mas acho não chegou a lançar. A quantidade é generosa, 7g. O produto é um pó finíssimo compactado em forma de faixas verticais que permitem que cada uma das três opções sejam usadas separadamente ou misturadas entre si, dando versatilidade ao produto.

As três cores são bem bonitas: um champanhe rosado, um dourado palha e um dourado queimado/acobreado, sem partículas visíveis de brilho, como é o caso do All Over Light da Kiko Makeup Milano que mostrei aqui. A luminosidade pode ser construída tanto na cor quanto na intensidade, dosando o produto.  Eu tenho aplicado com o pincel Large Eye ou o Angled Crease da Ecotools (mostrei aqui). Acredito que vá bem com todos os tons de pele, das negras às mais branquinhas, das amareladas às rosadinhas, já que vc pode ter sete combinações de cores.

 DSC03957

Por ser um pó finamente particulado, é macio e têm ótima aderência à pele. Sua durabilidade para mim é satisfatória, mas não seria capaz de quantificar em horas. Nas fotos abaixo, as três cores do trio aplicadas de forma concentrada, esfregando com o dedo sobre a pele limpa do antebraço sob diferentes condições de luminosidade (natural direta, natural indireta e artificial direta).

 DSC03962 DSC03970 DSC03976Da esquerda para a direita, cores 1 (champanhe rosado, 2 (dourado palha) e 3 (dourado acobreado)

E agora as cores misturadas duas a duas. A mistura das três cores será mostrada mais abaixo, junto com da do Pó Iluminador Ouro 1

 DSC04017A amostra do centro é resultado da mistura das cores 1 e 2

DSC04026A amostra do centro é resultado da mistura das cores 2 e 3

DSC04035 A amostra do centro é resultado da mistura das cores 1 e 3

 

Pó Iluminador Ouro 1

Comprei este produto no escuro, pois até a data em que fiz o pedido não havia encontrado nenhuma resenha sobre ele.  Geralmente não faço isso mas, devido à boa experiência com o Iluminador para Olhos e Rosto e por estar com preço de lançamento, me joguei e não me arrependi.

Lançado no último ciclo do ano (18/2012), este iluminador é um pó assado, num tom de dourado queimado/acobreado, bem parecido com o terceiro tom do Iluminador para Olhos e Rosto. Entretanto, o Ouro 1, além de mais transparente, tem bastante shimmer e um acabamento dicromático sutil, com reflexo dourado rosado. Por ter uma base de cor escura. acredito que não funcione bem como iluminador facial nas mais branquinhas. Ou seja, não é tão versátil quanto o Iluminador para Olhos e Rosto.

DSC04016DSC04010

A quantidade que vem também é generosa, 6,5g. Apesar das partículas de brilho, o pó é bem fino, compactado por “assamento” (pois o produto é literalmente levado ao forno). Também pode ser usado nas pálpebras (fica bacana como fundo de um delineado mais grossinho, seja preto, bicolor ou colorido).

Ele se assemelha ao All Over Light da Kiko Makeup Milano pela presença das partículas de brilho (shimmer), mas com textura e o acabamento totalmente distintos. A luminosidade também pode ser construída, mas com limites, pois se pesar a mão ele vai escurecer mais do que iluminar. Eu tenho usado com os mesmo pincéis que falei anteriormente. Amostra concentrada esfregada com o dedo sob luz artificial e natural direta, e a última desfocada para evidenciar as partículas de brilho (que são muitas).

 

DSC03978DSC03988 DSC03987

Tive a sensação que durabilidade do Ouro 1 é um pouquinho menor do que a do Iluminador para Olhos e Rosto, mas continua sendo satisfatória para mim. Tem boa particulação, é macio e também tem ótima aderência à pele. Nas fotos abaixo, comparação entre o Iluminador para Olhos e Rosto (as três cores misturadas) e o Ouro 1, de forma concentrada e esfumada com pincel sobre a pele limpa do antebraço sob diferentes condições de luminosidade (artificial direta, natural direta e natural indireta).

  DSC03992DSC04001DSC03998   Da esquerda para a direita, Iluminador para Olhos e Rosto e Pó Iluminador Ouro 1

Ano passado o Iluminador para Olhos e Rosto custava R$ 63,50. O Pó Iluminador Ouro 1 custa R$ 59,90, mas quando do seu lançamento estava por R$ 44,90. Pelo tamanho e qualidade, considero uma boa relação custo-benefício (o Mineralize Skinfinish da M.A.C, se comprado em Miami, sai por R$ 68,00/10g. Já o Luminous Gold da Contém 1g sai por custa R$ 82,00/7g). Dou a ambos o selo de produto 100% recomendado pelo Q.S.P. A parte triste é que o primeiro já saiu de linha faz tempo (sem indícios de retorno) e o Ouro 1, mal foi lançado e já está com seus dias contados, pois sairá de linha a partir do ciclo 02/2013, ou seja menos de 60 dias em cartaz (quem estiver cobiçando corre antes que acabe).

A Natura também lançou (e tirou rapidamente de linha) o Iluminador em Creme no ciclo 05/2012, creio que complementando a coleção tons de verão. Não sei explicar como ele passou por mim batido, pois sinceramente não tinha ouvido falar nele até fazer a pesquisa para este post! Em formato de canetinha como as sombras que mostrei aqui, de acordo com essa resenha aqui se parece com o famoso e cobiçado High Beam da Benefit. Para quem cobiçou, o Iluminador em Creme estará de volta apenas no ciclo 01/2013 (oh céus, oh vida, oh azar…)

A Natura é uma empresa que mora no meu coração, mas tem horas que eu tenho vontade de puxá-la pelos cabelos e estapeá-la! Não entendo porque lançar produtos tão bons e logo tirar de linha! O pior é que parece a linha Una ficará mais uma vez sem iluminador e em pleno verão brasileiro. Aliás, nem a Aquarela nem a Faces oferecem iluminador em qualquer testura. Dá para entender?

A minha sugestão para Natura seria manter o Iluminador para Olhos e Rosto como permanente na linha Una (com direito a refil, claro) e de quando em quando lançar outros iluminadores como edição limitada. O que vocês acham?

Abraços e um bom final de ano,

Evie

4 comentários:

  1. Eu tenho o primeiro. Fiquei super tentada em comprar o lançamento, mas desisti em cima da hora por achar parecido com a parte mais escura do iluminador para olhos e rosto. Olhando bem a sua resenha, esse iluminador novo daria uma bela sombra iluminadora.
    Bjocas e boas festas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece mesmo, Carolzita, sendo que um pouco mais transparente, com discretamente duocromático e com muiiiiiito brilho. Mas o Iluminador para Olhos e Rosto continua sendo meu preferido. Tomara que a Natura crie juízo e retorne ele como item permanente da Una.

      Bjocas e boas festas

      Excluir
  2. Querida Companheira,

    Você sabe da minha dor e tristeza por ter perdido o primeiro. Ele se quebrou em minha bolsa e toda vez que tentava usá-lo em outra embalagem, ele espirrava em meu rosto e roupa... Uma pena mesmo a Natura não mantê-lo em sua linha de produtos. Quanto ao segundo estou gostando muito, mas as vezes sinto falta do contraste que obtinha com as cores mais claras do primeiro iluminador. Acho que a solução vai ser comprar aquele da Contém 1 Grama!! O que acha? Beijos. "Saura"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou da mesma opinião, o Pó Iluminador Ouro 1, apesar de muito bonito, não tem a versatilidade do Iluminador para Olhos e Rosto. Acho o da Contém 1g muito lindo mas, por R$ 13,00 a mais ache que valeria a pena você comprar o CCB Pearl da MAC, já que você gosta de carregá-lo na bolsa e ele sendo em creme não corre o risco de espatifar.

      Abraços,

      Evie

      Excluir