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6 de setembro de 2012

Mais Kikos e um calvário chamado DHL

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Contei aqui sobre a minha primeira encomenda de produtos da Kiko Make up Milano. Enquanto testava e me encantava com meus produtinhos, escrevi para minha amiga italiana Maria Rosa e, dentre outros assuntos, falei sobre os kikos e ela me disse que nunca havi testado nada. Daí comprou uma máscara para cílios azul (ela ama máscara azul!) e adorou. Acabei contando que apenas três itens vieram conforme a minha lista e ela se ofereceu para ir a caça dos produtos que não vieram. Enviei para ela a relação dos seguintes produtos:

- Colour Sphere Duo Eyeshadow nº 107

- Colour Sphere Eyeshadow nº 27, nº 28 e nº 41

- All Over Light nº06

- Long Lasting Stick Eyeshadow nº 05 e nº 20 (Nero)

- Luminous Chrome - Metallic Lipstick na cor nº713

- Colour Definition Waterproof Eyeliner na cor nº03

- Super Colour Mascara nas cores  nº 02 e  nº05

- Eyeshadow nas cores nº 114, nº 115 e nº 124

- Extra Volume Lipgloss na cor nº14

Eis que um belo dia recebo um email dela dizendo que havia conseguido todos os produtos, exceto o Colour Definition Waterproof Eyeliner que, como contei aqui, saiu de linha. Como ela vem aqui ano que vem, imaginei que iria trazê-los pessoalmente, mas pouco tempo depois recebo outro email dizendo que ela já havia postado meus kikos e que eu a avisasse quando houvesse recebido.

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Eu imaginei que fosse levar uns dois a três meses, pois achei que ela tinha usado o correio comum e qual não foi meu susto quando, cerca de uma semana depois da postagem, ela me escreve perguntando se eu não tinha recebido, pois ela enviara pela DHL, uma das maiores empresas de entrega expressa do mundo. Eu disse que não e então ela foi verificar o rastreio e viu meus kikos estavam parados na alfândega. Aí começou o meu calvário!

Minha Nossa Senhora da Tributação, livrai-me dos impostos. Não adiantou, pois o valor declarado foi acima de 61,49 dólares. Eis que, dias depois, batem a minha porta e era o empregado da empresa para entregar meu pacote…mas somente perante o pagamento, em dinheiro vivo, da irrisória quantia de R$ 163,48! Eu ri com vontade de chorar, pois não tinha esse dinheiro comigo e achei um desaforo, então decidi não receber e solicitar a devolução para a remetente.

Liguei para a DHL e eles informaram que havia quatro soluções possíveis: ou o destinatário pagava, ou o rementente pagava, ou o remetente solicitava a devolução sem custos ou o produto era abandonado para “descarte” (quem acredita nisso?). Escrevi para minha amiga que ficou indignada pois lhe tinham cobrado 90 euros ( :O ) pelo serviço e não lhe avisaram nada sobre o remetente ainda ter que pagar mais que o dobro de impostos.

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Dias depois ela novamente me escreveu animada dizendo que reclamou junto à DHL de Milão e que eles, reconhecendo a falha, iriam arcar com os impostos e que eu em breve estaria receber meus kikos sem ter que pagar nada. Mas os dias foram passando e nada dos kikos. Liguei novamente para empresa que disse não existir tal possibilidade, pois o que eles estavam cobrando era totalmente dentro da lei. Abaixo transcrevo o email que recebi da empresa:

“Informamos que este envio foi tributado de acordo com a legislação em vigor, SRF nº 1073, de 01 de outubro de 2010, para o transporte aéreo expresso. O imposto é calculado com a aplicação da alíquota de 60% (sessenta por cento) sobre o valor aduaneiro (valor do bem + valor do frete + valor do seguro), independentemente da classificação tarifária. O ICMS é calculado sobre a soma do valor aduaneiro e do imposto de importação, em São Paulo a alíquota é de 18%. O montante final é composto também por outras taxas, entre elas, taxa Infraero (USD0,70 x peso), taxa administrativa da DHL no valor de R$45,00 e taxa de antecipação de tributos, totalizando R$ 163.48. Ressaltamos que o valor cobrado está de acordo com a legislação da Receita Federal Brasileira e até momento não foi autorizado à reversão dos impostos para origem”.

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Ora, se eles sabem de todos esses detalhes da composição do valor final, PORQUE NÃO INFORMAM AO REMETENTE NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO DO SERVIÇO? Outro absurdo que achei foi a cobrança de taxa administrativa de antecipação de tributos num serviço contratado por 90 euros! Se vocês fizerem uma busca no Google sobre DHL reclamações vão encontrar outras situações absurdas a qual a empresa não parece interessada em solucionar.

Decidi pagar os “impostos legais” da DHL, pois além de desejar meus kikinhos, eles eram presente e uma amiga muito especial que se deu ao trabalho e gasto de caçá-los, comprá-los, embalá-los com esmero e gastar uma fortuna por um serviço mequetrefe para ser dado como perdimento (sim, porque depois de me dizerem que a devolução ao remetente era gratuita, a DHL mudou de idéia e disse que para devolver só pagando).

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Vi que a caixa tinha sido aberta, pois o não se deram ao trabalho de recolocar o plástico bolha. Mesmo após este momento de extorsão, fui abrindo as muitas camadas de plástico, papel, até chegar na caixa. Quando abri meu coração quase parou: estava tudo sujo de preto! Com o coração partido pude constatar o que já suspeitava: minha linda e tão desejada sombra preta gliterinada havia se esbagaçado!

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Segundo a DHL, os 90 euros inclui um seguro, que entra nos cálculos do imposto de importação. Pelo jeito mais uma das piadas de mal gosto. Tive que limpar produto por produto com um algodão umidecido em higienizador de pincéis. E haja algodão! Foi carvão e gliter que não acabava mais. Olha o estado da minha mão durante este processo (a vermelhidão foi devido às inúmeras lavagens, esfregando com bastante sabonete).

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Escrevi para minha amiga informando que, finalmente, consegui reaver meu pacote e ela se indignou ao saber que não teve outro jeito se não pagar o resgate, pois a DHL de Milão havia lhe garantido assumir os impostos. Sinceramente, não desejo esta tortura nem para minha pior inimiga, por isso espero que este post seja útil para esclarecer aos futuros canditatos a clientes da DHL e outras empresas de entrega expressa.

Vejam algumas reclamações absurdas contra DHL aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Isso é só uma pequena amostra de outros dissabores.

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No mais, já experimentei quase todos os produtos e as minhas primeiras impresões são só elogios. Apesar de já ter encomendado outra sombra preta com gliter (que desta vez virá pelas cuidadosas mãos da minha amiga Maria Rosa), eu não tive coragem de descarta os restos mortais. Alguém sabe como compactar uma sombra baked?

Muitas resenhas em breve,

Abraços,

Evie

Um comentário:

  1. OLHA, aquela técnica de compactar com uma gotinha de alcool e dps ir pressionando com papel toalha até absorver bem o alcool, funciona pra muita gente. eu tentei com meu pó compacto e não 'deu liga', ele ficou 'duro' e não saia mais no pincel/esponja... mas... tente com pouquinho alcool que pode dar certo! Bjsss

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